Páginas

sexta-feira, 13 de abril de 2012

FEUDALISMO: Origem


Senhores Feudais
O Feudalismo foi uma organização política e social que teve grande importância nos Estados europeus desde o século IX ao XI e a sua instituição respondeu às condições em que os povos se encontravam naquela época, em que os reis careciam de meios para exercer praticamente a sua soberania.


Cada senhor feudal (que ostentava quase sempre os títulos de conde, duque, barão, etc.), exercia o seu poder sobre determinado território, dentro do qual, em virtude do contrato de feudação, concedia aos seus vassalos, para além de proteção, o benefício, que consistia em terrenos (feudos) para que pudessem atender à sua subsistência, obrigando os vassalos a fazer a guerra em favor do seu senhor, submeter-se à sua autoridade e justiça, guardar fidelidade e pagar o seu resgate no caso de que aquele fosse feito prisioneiro. Se o vassalo faltava às suas obrigações, ocorria na cidade de Felonia.

De fato, os senhores feudais exerciam um poder absoluto, e embora reconhecessem a autoridade do rei, que era chefe da organização feudal sem ser vassalo de ninguém, a autoridade do monarca era, em certo modo, mais qualificada que real, dado que, para levar a cabo as suas empresas, aquele tinha que contar perante tudo com a ajuda e colaboração dos senhores feudais; estes, por outro lado, muitas vezes estabeleciam alianças entre si para impor a sua vontade e os seus desígnios ao próprio monarca.

Não obstante, as cartas recebidas que a pouco e pouco foram conquistando as cidades, as constantes lutas que os senhores feudais mantinham entre si, unidas às empresas guerreiras em que colaboraram com as Cruzadas, e, finalmente, a aplicação do direito romano, que introduziu normas justas e legais, determinaram a decadência e a ruína do Feudalismo, o que permitiu aos reis ir recuperando o poder e as atribuições que lhes tinham sido usurpadas.

O Feudalismo adquiriu grande desenvolvimento na França, Inglaterra, Alemanha e Itália e, em menor escala, em outros países como a Espanha e Portugal, onde os senhores feudais não chegaram a ter as atribuições e o poder que tiveram naquelas nações.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/

2 comentários:

  1. adorei o post acho tambem q deveria ter menos texto e as mesmas informaçoes para n sobrecarregar o leitor beijoss!!!

    ResponderExcluir
  2. achei interessante porque é legal saber a origem do feudalismo,por que tem muita gente não sabe ou não conhece a origem do feudalismo.

    ResponderExcluir

Nossa Europa... SUA Europa!