Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2012

ITÁLIA: Música

A Itália é um país com diversos tipos de música.
Há obras-primas da ópera como Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini e Gioacchino Rossini.
Laura Pausini é uma das mais famosas cantoras da Itália
O país também é conhecido por seus tenores famosos como Luciano Pavarotti e Andrea Bocelli.
Há também artistas pop cotemporâneos onde se destacam Eros Ramazzotti, Vasco Rossi, Mafalda Minozzi e Laura Pausini.

A banda de heavy metal  Lacuna Coil
O país é famoso também por suas trilhas sonoras, principalmente as de Nino Rota e Ennio Morricone.
Na música eletrônica são destaques nomes como DJ Gini D'Agostino, Benni Benassi e o pioneiro do ritmo Giorgio Moroder.
Ja no rock, as bandas de heavy metal Lacuna Coil e Rhapsody of Fire são as mais conhecidas fora do país.



sexta-feira, 27 de abril de 2012

PORTUGAL: A culinária portuguesa

Comidas tipicas de Portugal

Torrada com geleia de Portugal.
A culinária portuguesa é caracterizada por ter pratos ricos, cheios de sabor e  fáceis  de preparar. A influência das antigas colônias na comida portuguesa é clara, especialmente na grande variedade de temperos usados. Há também a influência árabe e moura, especialmente no sul de Portugal. Alho é largamente utilizado, assim como ervas como a salsa.

Sardinhas
Portugal é uma nação com vocação marítima, e isso reflete-se na quantidade de peixes e frutos do mar consumidos pelos portugueses. Dentre eles, o de maior destaque é o bacalhau, que é a comida nacional de Portugal e da qual se diz que há mais de 365 maneiras diferentes de cozinhar, uma para cada dia do ano. As sardinhas também são muito populares, especialmente assadas, assim como polvos e mariscos.



Salada de bacalhau
Salada de bacalhau




Vegetais que são populares na culinária portuguesa incluem: tomate, repolho e cebolas. Arroz é bastante usado, assim como batatas







arroz doce de Portugal

Arroz doce de Portugal
Os doces são um dos pontos fortes da culinária portuguesa, especialmente as sobremesas baseadas na gema de ovo. Essas são muitas vezes temperadas com canela e baunilha. Dentre os doces populares na culinária portuguesa estão o arroz doce, creme de leite e pudim. Bolos e pastéis também são muito populares.


Fonte: Copacabana Runners

quinta-feira, 26 de abril de 2012

INGLATERRA - Igreja Britânica!


A igreja que domina toda a Inglaterra é Igreja Anglicana, ela é estabelecida oficialmente a matriz da Inglaterra !


A igreja na Inglaterra compreende-se como Reformada e Católica. Na igreja Católica os princípios são como qualquer outra igreja católica, e já na reformada ela foi moldado por alguns princípios doutrinários e institucionais da reforma protestante !!!


Fonte: wikipédia

quarta-feira, 25 de abril de 2012

ITÁLIA: Arte italiana

Arte italiana é a expressão utilizada para caracterizar todo o processo evolutivo das artes visuais que floresceram no território atualmente compreendido pela Itália, desde as manifestações artísticas da Antiguidade até os dias de hoje.


Na Roma Antiga, sob influência da cultura helênica, a região da Itália se tornou um importante centro de difusão da chamada teknê grega e da ars latina (concepção que unia a habilidade artística à capacidade produtiva do indivíduo), com fortes consequências no campo da escultura, da cerâmica e da arquitetura.


Séculos mais tarde, durante a Idade Média, a arte italiana contribuiu para uma nova concepção estética do estilo gótico, opondo-se a seus efeitos dinâmicos em favor de uma interpretação mais dramática.


'' Monalisa''- Leonardo Da Vinci

"O nascimento de Vênus" - Boticceli (a deusa do amor)




terça-feira, 24 de abril de 2012

Inglaterra: divisão geográfica













DADOS PRINCIPAIS:
Área: 130.395



Km²Capital: Londres


População: 50,76 milhões (estimativa 2006)


Densidade demográfica: 388 hab/km2

Nome Oficial: Inglaterra


Nacionalidade: inglesa


Governo: Monarquia Parlamentarista


Divisão administrativa: regiões, condados, distritos e paróquias

Divisão administrativa 2º. Nível - condados (boroughs) (47); condados (counties) (36); condados metropolitanos londrinos (London boroughs) (29); cidades-condados (cities and boroughs) (12); distritos (districts) (10); cidades (12); e condados reais (royal boroughs) (3):


Condados (boroughs):Barnsley, Blackburn with Darwen, Blackpool, Bolton, Bournemouth, Bracknell Forest, Brighton and Hove, Bury, Calderdale, Darlington, Doncaster, Dudley, Gateshead, Halton, Hartlepool, Kirklees, Knowsley, Luton, Medway, Middlesbrough, Milton Keynes, North Tyneside, Oldham, Poole, Reading, Redcar and Cleveland, Rochdale, Rotherham, Sandwell, Sefton, Slough, Solihull, Southend-on-Sea, South Tyneside, St. Helens, Stockport, Stockton-on-Tees, Swindon, Tameside, Thurrock, Torbay, Trafford, Walsall, Warrington, Wigan, Wirral, Wolverhampton.
Condados (counties):Bedfordshire, Buckinghamshire, Cambridgeshire, Cheshire, Cornwall, Cumbria, Derbyshire, Devon, Dorset, Durham, East Sussex, Essex, Gloucestershire, Hampshire, Herefordshire, Hertfordshire, Isle of Wight, Kent, Lancashire, Leicestershire, Lincolnshire, Norfolk, North Yorkshire, Northamptonshire, Northumberland, Nottinghamshire, Oxfordshire, Shropshire, Somerset, Staffordshire, Suffolk, Surrey, Warwickshire, West Sussex, Wiltshire, Worcestershire.
Condados metropolitanos londrinos (London boroughs):Barking and Dagenham, Barnet, Bexley, Brent, Bromley, Camden, Croydon, Ealing, Enfield, Greenwich, Hackney, Hammersmith and Fulham, Haringey, Harrow, Havering, Hillingdon, Hounslow, Islington, Lambeth, Lewisham, Merton, Newham, Redbridge, Richmond upon Thames, Southwark, Sutton, Tower Hamlets, Waltham Forest, Wandsworth.
Cidades-condados (cities and boroughs):Birmingham, Bradford, Coventry, Leeds, Liverpool, Manchester, Newcastle upon Tyne, Salford, Sheffield, Sunderland, Wakefield, Westminster.
Distritos (districts):Bath and North East Somerset, East Riding of Yorkshire, North East Lincolnshire, North Lincolnshire, North Somerset, Rutland, South Gloucestershire, Telford and Wrekin, West Berkshire, Wokingham.
Cidades (cities):City of Bristol, Derby, City of Kingston upon Hull, Leicester, City of London, Nottingham, Peterborough, Plymouth, Portsmouth, Southampton, Stoke-on-Trent, York.
Condados reais (royal boroughs):Kensington and Chelsea, Kingston upon Thames, Windsor and Maidenhead.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

PORTUGAL: Calçadas de Portugal

Calçadas de
Copacabana RJ

Você sabia que as calçadas de Copacabana (RJ), umas das mais bonitas do mundo, foram originadas em Portugal?

A calçada portuguesa é uma herança histórica da cultura e da tecnologia de construção dos romanos. Essa arte não mostra apenas a pavimentação das calçadas, também mostra a arte decorativa. Foi na colonização do Brasil que os calceteiros portugueses ou (mestres calceteiros) começaram a construir as calçadas no Rio de Janeiro em nosso país.


Passo a passo: Calçadas Portuguesas

Elas são feitas de pequenos pedaços de pisos de forma irregular e colocados no chão formando padroes decorativos pelo contraste entre as pedras de cores diferentes. calçada.

As calçadas de Portugal tem como nomes "calçadas portuguesas" ou "mosaico português". As calçada também tem cores tradicionais como preto e branco, em Portugal esse tipo de calçada e mais utilizado em lugares como parques, praças, pátios etc.

Ela foi utilizada no Brasil devido a sua flexibilidade de montagem e composição plástica. A profissão de calçateiro é uma das mais antigas profissões de Portugal.

As calçadas com pavimentação, ja existiam nos povos tribais, como superfície que servia para execusão de rituais religiosos.


Fonte: http://blog.imoguia.com/mediadoraatlantico/?p=634

quinta-feira, 19 de abril de 2012

PORTUGAL: Divisão Territorial


Divisões territoriais
Mapa de Portugal
Divisão territorial

Atualmente Portugal divide-se em:

- 2 regiões autônomas: a região autônoma dos Açores e a região autônoma da Madeira.

- 18 distritos.

As Regiões Autônomas

As regiões autônomas possuem um estatuto político e administrativo próprio.

Estas regiões têm o poder de legislar (neste sentido é que são autônomas).

Distrito: O distrito é uma divisão administrativa formada por um agrupamento de municípios. Ele não tem autonomia administrativa e financeira.

Município: O município é uma divisão do distrito, também chamada conselho, tem autonomia administrativa e financeira. O órgão executivo do município é a Câmara Municipal. O município pela sua vez é dividido em freguesias.

Freguesia: É uma divisão territorial menor e possui autonomia administrativa e financeira. Tem a sua origem nas paróquias da igreja católica. O órgão executivo é a "Junta de Freguesia".

Autarquias: A palavra "autarquia" quer dizer "que exerce poder sobre si mesmo". Segundo estabelece a Constituição, as divisões do território que têm autonomia administrativa são: as freguesias, os municípios e as regiões administrativas. O distrito é, portanto uma divisão administrativa, mas não tem autonomia administrativa.

Os "autarcas" são os presidentes dos órgãos executivos das autarquias (por exemplo, o Presidente da Câmara Municipal é também chamado autarca)

Regiões administrativas

A Constituição portuguesa estabelece esta outra divisão territorial: a região administrativa. Uma região administrativa seria uma divisão dotada de autonomia administrativa e financeira e de órgão de representação. Esta divisão seria estabelecida por lei, mas atualmente não existe.

Em 1998 o Governo tentou estabelecer 8 regiões administrativas. O processo foi submetido a referendo e a resposta foi negativa.

As 5 regiões de planeamento

Existem 5 "regiões" de planeamento”, com serviços descentrados do Estado, que são uma divisão do Ministério de Ordenação do Território e Desenvolvimento Regional e são conhecidas como CCDR´s (comissões de coordenação e desenvolvimento regional). Porém, não têm o estatuto de região administrativa.

terça-feira, 17 de abril de 2012

INGLATERRA: Curiosidades da Inglaterra

Visão aérea de Londres (BigBen e London Eye)

  • O nome Inglaterra deriva da palavra "Englaland" (England), cujo significado é "Terra dos Anglos". Os anglos, tribo germânica, ocuparam e colonizaram a região da atual Inglaterra após a queda do Império Romano do Ocidente (século V).

  • Sua capital é Londres. Tem uma área de 130 439 quilômetro quadrado e uma população de 49 milhões de habitantes.


  • A Inglaterra é considerada o país berço do futebol. Além do futebol, os ingleses criaram o cricket, badminton, tênis, hockey de campo, rugby e tênis de mesa.






  • Enquanto no Brasil os motoristas dirigem veículos (carros, caminhões, ônibus etc) pela faixa da direita, na Inglaterra os motoristas devem conduzir seus veículos pela faixa da esquerda.






  • Uma importante tradição da Inglaterra é o chá da tarde. Que ocorre pontualmente às 17 horas.


  • Tradição britânica, introduzida na Corte Inglesa pela rainha Catarina de Bragança de Portugal. 
  • O chá preto é o mais utilizado e é acompanhado de leite e açúcar.




segunda-feira, 16 de abril de 2012

INGLATERRA: Pontos turisticos


Big Ben




Símbolo distintivo de Londres,o Big Ben faz 150 ano. A torre foi inaugurada no dia 31 de maio de 1859, junto ao Palácio de Westinmister, as margens do rio Tamisa.
No entanto a primeira vez que o sino de de fato soou foi pouco depois, no 11 de Julho do mesmo ano.










Leeds Town Hall

 
Leeds Town Hall é a sede do Parlamento da cidade de Leeds. Esse prédio é cheio de beleza, é um patrimônio definitivo de Leeds embora ali seja a prefeitura.











Playhouse Theater

O Liverpool Playhouse é um teatro de Williamson Square, na cidade de Liverpool, Inglaterra.O teatro tornou-se plalco de inumeras aclamado novas produções, principalmente de peças antigas, em contraste com Everymen Theater, que se concentrou em novo trabalhos.
Esse teatro é um dos mais belos e históricos da Inglaterra e também dá lugar a concertos musicais.





Museu Lowry


Um dos espaços mais interessantes e originais da Inglaterra é o Museu Lowry, que fica localizado num complexo que une um teatro e uma galeria de arte. Esse museu fica no Pier 8 em Salford Quays , em Salford , Greater Manchester. A inauguração oficial aconteceu em 12 de outubro de 2000


Fonte: Google

sexta-feira, 13 de abril de 2012

FEUDALISMO: Origem


Senhores Feudais
O Feudalismo foi uma organização política e social que teve grande importância nos Estados europeus desde o século IX ao XI e a sua instituição respondeu às condições em que os povos se encontravam naquela época, em que os reis careciam de meios para exercer praticamente a sua soberania.


Cada senhor feudal (que ostentava quase sempre os títulos de conde, duque, barão, etc.), exercia o seu poder sobre determinado território, dentro do qual, em virtude do contrato de feudação, concedia aos seus vassalos, para além de proteção, o benefício, que consistia em terrenos (feudos) para que pudessem atender à sua subsistência, obrigando os vassalos a fazer a guerra em favor do seu senhor, submeter-se à sua autoridade e justiça, guardar fidelidade e pagar o seu resgate no caso de que aquele fosse feito prisioneiro. Se o vassalo faltava às suas obrigações, ocorria na cidade de Felonia.

De fato, os senhores feudais exerciam um poder absoluto, e embora reconhecessem a autoridade do rei, que era chefe da organização feudal sem ser vassalo de ninguém, a autoridade do monarca era, em certo modo, mais qualificada que real, dado que, para levar a cabo as suas empresas, aquele tinha que contar perante tudo com a ajuda e colaboração dos senhores feudais; estes, por outro lado, muitas vezes estabeleciam alianças entre si para impor a sua vontade e os seus desígnios ao próprio monarca.

Não obstante, as cartas recebidas que a pouco e pouco foram conquistando as cidades, as constantes lutas que os senhores feudais mantinham entre si, unidas às empresas guerreiras em que colaboraram com as Cruzadas, e, finalmente, a aplicação do direito romano, que introduziu normas justas e legais, determinaram a decadência e a ruína do Feudalismo, o que permitiu aos reis ir recuperando o poder e as atribuições que lhes tinham sido usurpadas.

O Feudalismo adquiriu grande desenvolvimento na França, Inglaterra, Alemanha e Itália e, em menor escala, em outros países como a Espanha e Portugal, onde os senhores feudais não chegaram a ter as atribuições e o poder que tiveram naquelas nações.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/

ITÁLIA: A moeda da itália

 
O Euro (EUR ou €) é a moeda comum para as nações que pertencem à União Europeia (UE) e que aderiram à zona Euro. As moedas de euro têm dois
lados diferentes: um lado comum, europeu, mostrando o valor da moeda, e um lado nacional, mostrando um desenho escolhido pelo país membro da UE onde a moeda foi cunhada. Cada país membro tem um ou vários desenhos únicos a esse país.

(€)
História da moeda da Itália

Há anos que a nova moeda estava a ser preparada. O Tratado de Roma (1957) estabeleceu o mercado comum europeu como um objetivo cuja
finalidade é assegurar o progresso economico e contribuir para “uma união mais
estreita entre os povos europeus”.

Evolução do Euro
A nova moeda única tem origem nos Tratados. Todos os Tratados
foram concebidos pelos membros do Conselho Europeu, constituído pelos Chefes de
Estado ou de Governo de cada um dos Estados-membros da União Europeia (UE), e
foram posteriormente ratificados por cada país de acordo com os respectivos
processos legislativos nacionais.
Neste link, é possível saber a cotação do Euro neste exato momento http://eurohoje.com/

ITÁLIA: Religião na Itália

Basílica Di Santa Maria del Fiore
O Catolicismo Romano é sem duvida a maior religião do país, embora a igreja Católica não seja mais a religião oficial do estado. 87,8% identificam-se católicos romanos, embora apenas um terço descrevam-se como membros ativos.

A sede mundial da igreja Católica situa-se no Vaticano desde o ano 67 d.C. quando foi fundada a comunidade Cristã de Roma pelo Apostólico Pedro e depois por Paulo, ambos cofundadores da Igreja Católica Romana e alicerces da igreja na Itália e no mundo.

San Giovanni in Laterano (Roma)

A história da Itália está intimamente ligada com a história da Igreja Católica Apostólica Romana. É também em Roma que se encontra o Papa, que é o sucessor do Apostólico Pedro, numa linha interrupta de 263 papas em 20 séculos, sendo que o atual é o Papa Bento XVI.
Santa Maria Maggiore (Roma)

Outros grupos cristãos na Itália incluem mais de 700.000 cristãos ortodoxos, incluindo 470.000 imigrantes e por volta de 180.000 ortodoxos gregos, 550.000 pentecostais e evangélicos (dos quais 400.000 são membros da Assembléia de Deus na Itália), 235.685 testemunhas de Jeová e 104.000 de outras religiões. 531.919.900 habitantes italianos são católicos apostólicos, isso significa 90% da população do país.


Fonte: Wikipédia

ITÁLIA - Divisão Política

Com essa forma geográfica que lembra bem uma bota, a Itália está dividida em 20 regiões, assim chamadas:


Abruzzo
Balsilicata
Calabria
Campania
Emilia-Romagna
Friuli-Venezia Giulia
Lazio
Liguria
Lombardia
Marche
Molise
Piemonte
Puglia
Sardegna
Sicilia
Toscana
Trentino-Alto Adige
Umbria
Vale D'Aosta
Veneto

Cada região está dividia em províncias, ao todo são 108. As províncias seria como os nossos estados brasileiros e suas capitais, que levam o mesmo nome, dividem-se em "Comuni", que são cidades com estruturas semelhante aos nossos municípios.

Fonte: Imigrantes Italianos